🌐 Pactos e impactos na tomada de ações - “Gestão Sustentável: um novo chamado para a urgência do futuro (e do presente)”
- Inova La Salle
- 21 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
“Seca histórica na Amazônia, enchentes no Rio Grande do Sul e outros eventos extremos são a evidência de que a emergência climática tem impactos concretos, graves e crescentes. Como temos exaustivamente repetido neste espaço, o futuro chegou.”
“Sempre vale lembrar que sustentabilidade também trata de desenvolvimento social e crescimento econômico. E nas frentes social, política e de promoção da justiça e paz, também não temos conseguido avançar conforme a necessidade expressa na agenda 2030, como o noticiário de guerras e os dados sobre desigualdades deixam evidente.”
“E isso vai além da percepção cotidiana. Segundo o Relatório Luz de 2023, produzido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, das 169 metas que compõem a agenda dos ODS, no último ano o Brasil teve 102 (60,35%) em situação de retrocesso, 14 (8,28%) ameaçadas, 16 (9,46%) estagnadas, 29 (17,1%) com progresso insuficiente, 3 (1,77%) com progresso satisfatório, 4 (2,36%) sem dados suficientes para classificação, e 1 (0,59%) que não se aplica ao País.”
“No ambiente corporativo, os avanços também parecem insuficientes. De acordo com uma pesquisa da Accenture em parceria com o Pacto Global, da ONU, apenas 15% dos compromissos corporativos ligados aos ODS estão encaminhados. E quase metade (48%) das metas está em estágio fraco ou insuficiente, enquanto o progresso estagnou ou retrocedeu em 37% das metas. Segundo a pesquisa, 96% dos líderes empresariais afirmam entender o papel dos ODS na agenda de sustentabilidade, e 81% dizem que suas empresas fazem o suficiente para contribuir para os ODS. Mas o índice cai para 62% quanto à avaliação de que sua indústria tem feito o suficiente. Com relação ao setor privado como um todo, a taxa vai a 48%.”
📍Fonte: Revista Exame, por Danilo Maeda (17/10/2023).
💡🌎 Diante da urgência dos desafios ambientais, como sua empresa ou você, profissional, está efetivamente integrando práticas de gestão sustentável para enfrentar e mitigar os impactos no meio ambiente?
